Transtornos Ansiosos

Os transtornos ansiosos incluem um grupo de doenças cuja principal característica são os sintomas ansiosos considerados patológicos do ponto de vista quantitativo (excessiva, paralisante) ou qualitativo (não compatível com a situação).

Os principais transtornos ansiosos são o Transtorno de Ansiedade Generalizada, o Transtorno do Pânico, o Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social), Estresse Pós-Traumático e as Fobias Simples (ou Específicas).

A ansiedade é um estado emocional de apreensão, uma expectativa de que algum coisa ruim ou desagradável aconteça. Enquanto o medo tem um objeto definido, a ansiedade é uma emoção difusa, voltada para o futuro com sintomas físicos e psicológicos extremamente desconfortáveis.

Devido à sua alta prevalência e à natureza de seus sintomas, os transtornos de ansiedade tem um forte impacto na vida social e familiar, nas saúde em geral e, obviamente, na produtividade e no convívio no ambiente de trabalho.  Todavia, estes transtornos respondem muito bem ao tratamento adequado, podendo ocorrer uma remissão total dos sintomas dentro de poucas semanas.

Fobia e Pânico