Os transtornos ansiosos incluem um grupo de doenças cuja principal característica são os sintomas ansiosos considerados patológicos do ponto de vista quantitativo (excessiva, paralisante) ou qualitativo (não compatível com a situação).
Os principais transtornos ansiosos são o Transtorno de Ansiedade Generalizada, o Transtorno do Pânico, o Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social), Estresse Pós-Traumático e as Fobias Simples (ou Específicas).
A ansiedade é um estado emocional de apreensão, uma expectativa de que algum coisa ruim ou desagradável aconteça. Enquanto o medo tem um objeto definido, a ansiedade é uma emoção difusa, voltada para o futuro com sintomas físicos e psicológicos extremamente desconfortáveis.
Devido à sua alta prevalência e à natureza de seus sintomas, os transtornos de ansiedade tem um forte impacto na vida social e familiar, nas saúde em geral e, obviamente, na produtividade e no convívio no ambiente de trabalho. Todavia, estes transtornos respondem muito bem ao tratamento adequado, podendo ocorrer uma remissão total dos sintomas dentro de poucas semanas.