As metas do Programa Anti-Burnout são a redução significativa do burnout e a melhora sustentável nos níveis de stress, na capacidade cognitiva e no bem-estar emocional. O Programa é orientado pelo nosso mapeamento das áreas críticas de maior prevalência de burnout e estresse na empresa. O foco do Programa é o equilíbrio das três dimensões geradoras de desgaste laboral: a Autonomia, o Apoio Social e a Demanda. Além disso, o Programa atua preventivamente na redução dos fatores de risco para o burnout, tanto no nível individual (juntos aos colaboradores com alto desgaste e diagnóstico de burnout) como no corporativo (junto aos gestores das áreas críticas).
O Programa Anti-Burnout é realizado em 4 fases, disseminando ferramentas comportamentais de gestão emocional e de aumento de resiliência. O Programa é conduzido por nossa equipe de neuropsicólogos, terapeutas cognitivo-comportamentais e coaches com certificações nacionais e internacionais em gestão emocional.
A primeira fase do programa consiste em uma intervenção para todos os colaboradores da empresa. Através de uma série de palestras com atividades prático-teóricas, orientamos para uma restruturação cognitiva visando resiliência e processamento positivo do estresse laboral (neuronal rewiring).
A segunda fase é dirigida aos gestores, treinando-os na adoção de praticas redutoras e profiláticas do burnout no ambiente corporativo. Através do treinamento de lideranças e de um programa de educação corporativa, capacitaremos líderes na implementação de processos que minimizam os efeitos do desgaste laboral e fortaleçam o apoio social em suas equipes.
A terceira fase atua nos fatores de risco dos colaboradores com diagnósticos de alto desgaste e de burnout, tais como traços de personalidade, atitude, hábitos e comportamentos. Aqui adotamos o modelo de intervenção para aumento da resiliência, aplicando técnicas como energy management, coerência cardíaca, biofeedback, mecanismos de tolerância a mudanças, terapia cognitivo-comportamental, coaching e flourishing (psicologia positiva).
Finalmente, a quarta fase consiste em treinar futuros treinadores, capacitando colaboradores indicados pela empresa para serem multiplicadores no manejo de gestão emocional, visando a manutenção e disseminação das intervenções realizadas.
A duração do Programa é de 12 meses. Nossa experiência, em linha com a pesquisa científica nesta área, mostram que o reequilíbrio no binômio demanda versus autonomia+apoio social, assim como uma atuação nos fatores de desgaste individuais e corporativos, reduzem de forma significante e sustentável a incidência do burnout e do estresse laboral na empresa.