Programa Anti-Burnout

As metas do Programa Anti-Burnout são a redução significativa do burnout e a melhora sustentável nos níveis de stress, na capacidade cognitiva e no bem-estar emocional.  O Programa é orientado pelo nosso mapeamento das áreas críticas de maior prevalência de burnout e estresse na empresa.  O foco do Programa é o equilíbrio das três dimensões geradoras de desgaste laboral: a Autonomia, o Apoio Social e a Demanda. Além disso, o Programa atua preventivamente na redução dos fatores de risco para o burnout, tanto no nível individual (juntos aos colaboradores com alto desgaste e diagnóstico de burnout)  como no corporativo (junto aos gestores das áreas críticas).

O Programa Anti-Burnout é realizado em 4 fases, disseminando ferramentas comportamentais de gestão emocional e de aumento de resiliência.  O Programa é conduzido por nossa equipe de neuropsicólogos, terapeutas cognitivo-comportamentais e coaches com certificações nacionais e internacionais em gestão emocional.

A primeira fase do programa consiste em uma intervenção para todos os colaboradores da empresa.  Através de uma série de palestras com atividades prático-teóricas, orientamos para uma restruturação cognitiva visando resiliência e processamento positivo do estresse laboral (neuronal rewiring).

A segunda fase é dirigida aos gestores, treinando-os na adoção de praticas redutoras e profiláticas do burnout no ambiente corporativo.  Através do treinamento de lideranças e de um programa de educação corporativa, capacitaremos líderes na implementação de processos que minimizam os efeitos do desgaste laboral e fortaleçam o apoio social em suas equipes.

A terceira fase atua nos fatores de risco dos colaboradores com diagnósticos de alto desgaste e de burnout, tais como traços de personalidade, atitude, hábitos e comportamentos. Aqui adotamos o modelo de intervenção para aumento da resiliência, aplicando técnicas como energy management, coerência cardíaca, biofeedback, mecanismos de tolerância a mudanças, terapia cognitivo-comportamental, coachingflourishing (psicologia positiva).

Finalmente, a quarta fase consiste em treinar futuros treinadores, capacitando colaboradores indicados pela empresa para serem multiplicadores no manejo de gestão emocional, visando a manutenção e disseminação das intervenções realizadas.

A duração do Programa é de 12 meses.  Nossa experiência, em linha com a pesquisa científica nesta área, mostram que o reequilíbrio no binômio demanda versus autonomia+apoio social, assim como uma atuação nos fatores de desgaste individuais e corporativos, reduzem de forma significante e sustentável a incidência do burnout e do estresse laboral na empresa.